© 2017 Ocean Soluções em Engenharia

  • Ocean Engenharia

Conheça alguns tipos de rampas de acessibilidade

Independentemente dos tipos de rampas existentes, é preciso entender que elas devem ter capacidade para suportar o tráfego de materiais e de pessoas.


Entre os tipos de rampas conhecidas, podemos falar das passarelas que são plataformas instaladas horizontalmente e que servem para conectar dois diferentes planos que estão no mesmo nível, ou seja, não tem inclinação entre eles.



Conhecer os tipos de rampas é necessário, porém como elas significam acessibilidade pra todas as pessoas, é fundamental que elas não sejam instaladas apenas porque é preciso cumprir a norma, mas que seja pensado como parte importante e integrante do projeto desenvolvido.


Tipos de rampas são pontos obrigatórios de locomoção


As rampas são obrigatórias em pontos onde locomoção precisa ser acessível para pessoas que apresentam algum tipo de limitação em sua locomoção, que são os enfermos, idosos, portadores de deficiência física. Além de ser importante para propiciar a circulação de equipamentos que tem rodas.


Sendo assim, os tipos de rampas devem ser instalados em escolas, clubes, hospitais, cinemas, teatros, shoppings, edifícios públicos e em muitos outros lugares, pois a presença das rampas garante que qualquer pessoa conseguirá ter acesso ao espaço.


No entanto, o principal problema enfrentado por arquitetos está no fato de que quanto maior é a altura, menor precisa ser a inclinação da rampa para uma pessoa que apresenta problemas de locomoção, pois só assim ela vai conseguir transitar por ela. Além disso, é preciso pensar no espaço, pois a ausência dele resulta em rampas instaladas de forma correta.


Para o transporte de grandes públicos aparece como opção tanto as rampas quanto as esteiras rolantes, porque elas propiciam o deslocamento das pessoas de forma confortável e rápida. O padrão internacional são esteiras rolantes inclinação que apresentem inclinações entre 10, 11 e 12 graus.


A inclinação com 10° é a opção considerada pelos usuários como a que oferece o movimento mais confortável. A rampa com inclinação de 12° é usada em espaços onde o espaço de instalação é limitado. De forma geral, as esteiras rolantes horizontais apresentam inclinação que variam entre 0° e 6°.


Diferentes tipos de rampa. Conheça!


Uma empresa que trabalha com equipamentos de acessibilidade para qualquer lugar. Nossos elevadores de acessibilidade têm máxima segurança e design inovador e a tecnologia empregada é própria.


Nossa empresa desenvolve e cria projetos de plataformas elevatórias de acessibilidade para escadas, que podem ser adaptadas para vários locais, além de diversos tipos de equipamentos para acessibilidade, ajudando pessoas com mobilidade reduzida a se locomoverem usufruindo seu direito básico de ir e vir.


Trabalhamos ainda com plataforma de acessibilidade de dois e quatro metros e plataforma de acessibilidade para escadas. A plataforma de acessibilidade com até dois metros é perfeita para bancos, condomínios, escolas, shoppings, clínicas, comércios e demais locais públicos.


A plataforma de acessibilidade até quatro metros contam com cabinadas com fácil acesso entre andares e oferecem segurança e conforto no deslocamento. A plataforma de acessibilidade para escadas foi projetada com o objetivo de auxiliar aqueles que têm mobilidade reduzida e que precisam transpor desníveis inclinados.



Rampa de Acessibilidade

419 visualizações