• Ocean Engenharia

Instalações Hidráulicas em Balneário Camboriú

Todos sabemos que as instalações hidráulicas são de imprescindível importância para a edificação, visto que são responsáveis pelo abastecimento e destinação de água da residência, é muito importante que sejam tomados alguns cuidados.

Por isso, contratar uma mão de obra especializada e trabalhar com materiais de qualidade são apenas alguns dos passos para um projeto bem sucedido.

DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO


A estruturação do sistema começa no hidrômetro, a partir dele é abastecido o reservatório superior, também chamado de caixa d’água. Este deve ser instalado no ponto mais alto da edificação.

Para se evitar qualquer tipo de problema, deve-se deixar a caixa d’água pelo menos 1,20 metros acima do chuveiro, afim de se garantir pressão suficiente. O reservatório também deve ser dimensionado de acordo com a quantidade de pessoas que irão habitar a residência.

A partir do reservatório superior derivam-se os ramais para as partes hidráulicas da casa como cozinha, banheiros e lavanderia.


DESTINAÇÂO DO SISTEMA


Cada ponto hidráulico deve ter respectivo ponto de captação correta, que podem ser pontos de esgoto ou gordura. Tais pontos precisam ter o destinamento correto, com intenção de evitar incompatibilidades.

Existem também as águas pluviais (geradas pela chuva). O sistema pluvial deve ter seu destinamento correto, separadamente da rede de esgoto. Existe a possibilidade de fazer o armazenamento de uma fração da água gerada pela chuva, a fim de se economizar água para certos usos e também aliviar o sistema de escoamento público.


QUEM PROJETA?

O projeto hidro sanitário deve ser realizado por um profissional especializado, e associado a uma responsabilidade técnica.

Esse profissional irá analisar as necessidades do projeto, somente então é feita locação dos encanamentos de forma inteligente e econômica, garantindo assim um funcionamento perfeito do sistema hidráulico.


QUEM EXECUTA?

Após a execução do projeto é chegada a hora de executá-lo. Neste momento é significativo que seja contratado um encanador responsável e competente. É muito importante que se contrate algum engenheiro para assumir a responsabilidade técnica da execução, visto que, é muito fácil que erros passem despercebidos e comecem a gerar problemas após a conclusão da obra.


ALGUMAS DICAS:


· Faça o teste da instalação antes de fechar a parede ou colocar os revestimentos, assim, caso exista alguma anomalia de funcionamento o reparo será muito menos danoso.

· Certifique-se de colocar um registro para cada cômodo com abastecimento de água. Desta forma, você não precisa ficar sem água na casa toda para executar algum reparo pontual.


· Usar sempre tubos e conexões da mesma marca.

· Verificar as medidas dos pontos hidráulicos com precisão, algumas distancias precisam ser respeitadas. O vaso sanitário por exemplo, precisa ter no mínimo 25 cm livre de cada lado.

· Se tiver interesse de economizar nas tubulações, deve ser projetada a cozinha, banheiros e lavanderia em locais próximos.

· Tente reduzir o número de conexões usadas. Elas causam perda de pressão e são peças que podem dar futura manutenção.

· Se o caso for uma reforma e as instalações são muito antigas. Se possível, troque todos os registros e caso a tubulação seja de ferro, recomenda-se substituir por PVC.

· As louças e metais sanitários devem ser instalados apenas após a conclusão da obra. Dessa forma, evita-se que eles sejam danificados durante a execução de outros serviços.

· Prefira sempre vasos sanitários com caixa acoplada, são opções mais sustentáveis e de manutenção mais simples.

· Após a passagem de toda tubulação, registre com fotos e se possível peça um projeto As Built para o projetista. Assim, para futuras manutenções você saberá exatamente como está disposta a tubulação.


Contate a Ocean Engenharia e saiba mais sobre instalações hidráulicas em Balneário Camboriú e região. Solicite um orçamento sem compromisso.




0 visualização

© 2017 Ocean Soluções em Engenharia