• Ocean Engenharia

Instalações Elétricas em Balneário Camboriú

Atualizado: Abr 2

Hoje iremos falar um pouco sobre instalações elétricas e sua importância no funcionamento da sua edificação. Primeiramente, todo serviço elétrico deve ser executado por um eletricista habilitado e de confiança, as redes elétricas são perigosas e podem causar danos, tanto ao profissional quanto aos usuários do sistema.


Situação: Parte da Instalação Elétrica não funciona.


– Verificar no quadro de energia se o disjuntor referente àquele circuito não está desarmado. Caso positivo, religue-o. – Ao religar o disjuntor, caso ele voltar a desarmar, solicite assistência de um eletricista habilitado pois você pode estar se deparando com duas situações:

· Curto circuito na rede ou sobrecarga na instalação.

· O disjuntor está com defeito, e necessita de substituição. Não substitua o disjuntor por outro de maior capacidade, pois ele perderá a sua função de proteger a rede de sobrecargas


Situação: O DR (interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade) está desarmando com frequência:


– Verificar no quadro de distribuição se o DR está ou não desligado, caso esteja, religue-o – Verificar se existe algum equipamento conectado ao circuito com problemas de mau contato ou isolamento que possam estar causando fuga de corrente. – Caso ao religar o disjuntor ele voltar a desarmar, solicite assistência de um eletricista habilitado. Não remova o DR, caso o faça você estará eliminando a medida protetora contra choques elétricos para os usuários do sistema.


Cuidados a serem tomados: Abaixo listamos alguns cuidados a serem tomados, para que você tenha um pouco mais de segurança ao manusear as instalações elétricas. – Mantenha sempre os cabos, fios e ligações em bom estado de conservação e bem isolados. – Verificar se não há nenhum vazamento de água que possa atingir a instalação elétrica provocando curtos circuitos. – Não sobrecarregue a instalação elétrica ligando aparelhos em excesso. (Isso pode vir a sobrecarregar o circuito e causar desarme no disjuntor.) – Nunca manuseie aparelhos elétricos, tomadas e fios energizados com as mãos molhadas. – Sempre que você fizer manutenção ou mesmo uma simples troca de lâmpada, desligue o disjuntor correspondente ao circuito onde irá ser feita a troca. – Na instalação do quadro de energia, é essencial que os disjuntores/circuitos sejam bem identificados, para que no momento de reparo, o circuito possa ser identificado fácil e rapidamente.


Contate a Ocean Engenharia e saiba mais sobre instalações elétricas em Balneário Camboriú e região, dispomos de eletricistas habilitados e treinados, solicite um orçamento sem compromisso.




32 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2017 Ocean Soluções em Engenharia